O consumo excessivo de sódio é um vilão traiçoeiro e muito perigoso, responsável por inúmeros problemas de saúde e que deve ser atentamente observado por todas as pessoas, em qualquer faixa etária.
Causador de várias patologias, como a hipertensão e doenças cardiovasculares, o excesso de sódio nos alimentos e bebidas precisa ser observado no momento da escolha de uma alimentação balanceada e saudável. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, recomenda-se o consumo diário de no máximo 2.300mg de Cloreto de Sódio com base em dieta de aproximadamente 2000kcal/dia.
É importante atentar para o risco de ingerir essa substância em excesso. O primeiro passo para controlar seu consumo é conferir as quantidades descritas nos rótulos dos alimentos e bebidas e exigir dos produtos que consome, informações completas à respeito de suas composições.
Listamos algumas dicas para reduzir o consumo de sódio e assim auxiliar você no planejamento de um cardápio mais saudável para sua família.

  1. Olha a mão
    Tudo que for cozinhar em casa pode, e deve, passar por uma redução significativa de sal. Ganha você e sua família inteira.
  2. Sabe ler?
    Compare produtos e opte por aqueles com menor quantidade de sódio descrito na embalagem.
  3. Artificial não!
    Nada de especiarias industrializadas. Produtos assim contém muito sódio, além de diversas substâncias maléficas. Ao invés disso, que tal conhecer novos sabores de ervas finas, pedaços de vegetais desidratados em casa e temperos exóticos?
  4. Mais cor, por favor.
    Acrescente vegetais e folhas para colorir seus pratos e diminua o consumo de carnes e queijos. Complete as refeições com um prato delicioso de frutas diversas.
  5. Vai beber o quê?
    Consuma sucos naturais ao invés dos de caixa e artificiais. Prefira água de coco aos refrigerantes e ao escolher a água que vai oferecer à sua família, exija uma mineral e nunca uma adicionada de sais. Além desse cuidado, selecione a água mineral de menor teor de sódio disponível, como por exemplo, a Água Mineral Serra Grande, que possui um dos menores teores de sódio do mercado.